15.9.10

Pesquisadoras Francesas Falam sobre a Pesquisa na Comunidade Rural de Nova Itapecirica




Fala das Professoras:

Agnès e Ming, professoras franceses, e Marise doutorando na Universidade de Strasbourg foram hospedadas no Núcleo de 23 de junho até o 31 de julho 2010 para iniciar um programa de pesquisa dentro de um convênio da Capes-Cofecub.

Trata-se de levantar e documentar os saberes locais em Nova Itapecirica, relativos às espécies vegetais e animais conhecidas e utilizadas, a partir da observação das práticas agrícolas e de criação, e também das atividades extrativistas e de coleta.

Já começaram o estudo da cultura da mandioca Manihot esculenta Crantz que é a produção agrícola principal em Nova Itapecirica, cultivada por 100% das famílias que praticam agricultura. A pesquisa confirma a existência de uma diversidade varietal notável. O interesse dessa diversidade se justifica em termos de vantagens ecológicas e agronômicas (adaptação a meios diversos, resistência a agentes patogênicos, organização das colheitas…). A análise das denominações, dos sistemas de reconhecimento, da circulação das diversas variedades e dos processos de transformação permitirá avaliar a riqueza varietal e seu dinamismo, e talvez valorizar suas práticas.

Começaram também a levantar dados referentes às espécies animais e vegetais exploradas, os saberes e as práticas naturais relevantes, o lugar que cada uma delas ocupa na sociedade, seu modo de gestão, assim como o impacto das extrações sobre o meio-ambiente. O estudo se focalizou em particular na piaçava, espécie emblemática, de forte valor cultural e econômico, explorada em Nova Itapecirica para fazer cestos comercializados. Já constataram que numa perspectiva etnobotânica, esta planta é utilizada com várias outras espécies vegetais que formam um conjunto cultural. Certas plantas como o junco e vários cipós são tecidas também e outras são usadas para costurar, tingir ou valorizar, sendo elas todas extraídas da mata.

Começaram a documentar as técnicas de colheita, de trançado, de cestaria e de tintura da piaçava e do junco e o quadro sócio-econômico no qual esta atividade se insere.

Fala da doutoranda Marise Almeida Pamplona Le Bail:

Durante a realização da tese nos interessaremos pelo processo de transmissão do saber local na comunidade de Nova Itapecirica. Nosso projeto visa avaliar as formas de confrontações e rompimentos entre as dinâmicas econômicas e as políticas públicas, bem como suas conseqüências locais, associando Ciências da Natureza e Ciências Sociais. Este estudo interdisciplinar procura caracterizar os saberes e técnicas praticadas na gestão do meio e de recursos naturais. Nosso objetivo é popularizar o conhecimento científico e com isso aumentar as chances do acesso á autonomia da comunidade estudada e assim valorizar, registrar e sistematizar o saber popular e contribuir, desta forma, com a melhora na qualidade de vida dessas populações.

Nenhum comentário: