27.6.09

Um grande susto para todos do Núcleo Agroecológico


O dia 22 de maio de 2009 foi de muita tensão para todos nós. O acidente com a VAN do Núcleo Agroecológico, que capotou na Linha Verde na altura do povoado de Arembepe, Litoral Norte da Bahia, 45 km de Salvador, deixou-nos muito tristes. Apesar de toda atenção e cuidado do Sr Roque (motorista da VAN), que conhecemos muito bem, houve o acidente que por felicidade não provocou nenhuma vítima, apesar do estrago do veículo. Nem o Sr Roque nem a Lúcia (estudante do Núcleo), sofreram qualquer ferimento. Por fatalidade eles viajavam para Salvador, para no Setor de Transportes da UFBA, fazerem a troca dos pneus da VAN.

Este veículo, imprescindível às atividades do Núcleo foi financiado pela FINEP/FAPESB com o projeto de criação da Rede Reviver. Respondendo ao Edital 01/97 da FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos e da FAPESB (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia) nasceu a Rede Reviver, atendendo ao Programa de Desenvolvimento das Engenharias - PRODENGE - Subprograma Redes Cooperativas de Pesquisa - RECOPE. A rede Reviver teve suas atividades concretamente iniciadas em janeiro de 2000. Neste ano a VAN foi adquirida e prestou inúmeros serviços aos projetos desenvolvidos no LAVIET (www.laviet.ufba.br).

A Rede Reviver surgiu com o propósito maior de encontrar alternativas para o reaproveitamento de resíduos sólidos orgânicos através da compostagem. Com atividades na produção, uso e monitoramento da qualidade do composto orgânico e seus efeitos; ações de sensibilização da comunidade, o vínculo com pequenos agricultores foi inevitável. A partir daí o envolvimento com a Agroecologia.

Para não sofrer descontinuidade nas atividades do Núcleo, a UFBA disponibilizou provisoriamente outro veículo. Esforços já estão sendo empreendidos na submissão de projetos que contemplem a compra de outro veículo.

Nenhum comentário: