11.5.09

Pensando nos Próximos Passos

A Universidade Federal da Bahia, através do CNPq, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e outras Instituições, implantaram o Núcleo de Formação em Agroecologia na Comunidade Rural de Nova Itapecirica, zona rural entre Itanagra e Mata de São João a 10 km do principal complexo hoteleiro do Litoral Norte da Bahia. O projeto teve início em janeiro de 2008.

Até o presente (maio de 2009), são 20 estudantes da área rural (jovens e adultos) participando diretamente de 288 horas de cursos de formação em Agroecologia e 144 horas de atividades práticas ao longo de 9 meses. Entre esses estudantes, 12 estarão participando de treinamento em Processamento de Frutas Cristalizadas e Desidratadas, Produção de Biscoitos e Sequilhos e Processamento de Compotas, Geléias e Doces Pastosos no Centro de Treinamento Rural da FAEB-SENAR em Feira de Santana entre 25 e 29 de maio. Além das atividades de formação em Agroecologia, outros cerca de 20 jovens de nível fundamental estão participando de 288 horas de atividades voltadas à educação ambiental em área rural. Somado a isto são mais de 20 estágios de nível superior, quatro de nível médio e um em nível de mestrado, viabilizados; desenvolvimento de projeto de pesquisa com valorização da Mata Atlântica; possibilidade de projeto de pesquisa na área antropológica em parceria com a Universidade de Strasbourg-França; cenários para aulas de cursos da UFBA.

O sucesso do projeto é reflexo do interesse e dedicação da comunidade rural, do envolvimento dos técnicos do projeto e de parcerias comprometidas. Além do apoio imprescindível da FAEB-SENAR (Federação de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) através dos programas FPR (Formação de Produtores Rurais) e o Programa Despertar, o Núcleo vem contando com assessoria da SUAF e com a recente possibilidade de receber apoio do Governo Alemão.

Com os objetivos de valorizar a agricultura familiar; formar recursos humanos qualificados; desenvolver pesquisas; ser um espaço para vivências agroecológicas; estimular e apoiar o retorno do urbano para o ambiente rural; viabilizar o contato com a natureza e estimular e viabilizar o voluntariado, o Núcleo Agroecológico, com sua vivência inicial, ratifica seu compromisso com a valorização da realidade rural e busca parcerias para iniciar este seu segundo momento.

Apesar das dificuldades amplamente conhecidas da realidade rural brasileira, em especial das regiões Norte e Nordeste, recursos humanos estão sendo formados pelo Núcleo Agroecológico. É etapa subseqüente e natural o seu aproveitamento e inserção na cadeia produtiva. Resta-nos agora fornecer as condições necessárias para aproveitamento deste potencial.

Por isto é que estamos iniciando negociações com o Estado, através da SUAF – Superintendência da Agricultura Familiar – e outras parcerias, para implantarmos sistemas produtivos, dentro da visão da Agroecologia, nas propriedades dos estudantes do Núcleo. Estes sistemas devem permitir a geração de trabalho e renda, favorecendo o desenvolvimento da área rural e da conseqüente desejada fixação de gente no campo.

Limitações como condições intransitáveis de estradas, falta de energia elétrica, dificuldade de acesso a água, falta de transporte, falta de assistência técnica e de verba para infra-estrutura, não devem anular uma etapa que está sendo exitosamente concluída.


Núcleo Agroecológico, 12.05.09

Profa Dra Josanidia Santana Lima

Nenhum comentário: