5.3.10

O Núcleo Agroecologia Compartilha suas Experiências no VI Congresso Brasileiro de Agroecologia em Novembro de 2009 em Curitiba.





O Núcleo Agroecológico esteve representado no VI Congresso Brasileiro de Agroecologia e II Congresso Latinoamericano de Agroecologia que aconteceram em Curitiba entre 9 e 12 de novembro de 2009. O trabalho desenvolvido no Núcleo foi compartilhado com a comunidade nacional e internacional presentes no Congresso com quase 4.000 participantes. Foi apresentado um pôster intitulado Implantação de Pasto Ecológico em Região de Mata Atlântica – Resultados Preliminares e foi feita uma apresentação oral intitulada Compartilhando a Experiência no Desenvolvimento do Projeto: Implantação do Núcleo Agroecológico no Litoral Norte da Bahia. O Congresso foi uma excelente oportunidade de trocar experiências e de perceber o quanto a Agroecologia tem se fortalecido em todo território nacional com o apoio especial do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) e da ABA (Associação Brasileira de Agroecologia). A Coordenadora Profa Josanidia Lima, a bolsista do Núcleo Eugenia Mendes e a estagiária estudante de Biologia Jossana Gamba participaram do Congresso. Abaixo resumo dos dois trabalhos publicados na Revista Brasileira de Agroecologia.

Revista Brasileira de Agroecologia > Vol. 4, N° 2 (2009)
open journal systems



Implantação de Pasto Ecológico em Região de Mata Atlântica – Resultados Preliminares
Josanidia Santana Lima
Jossana Silveira Gamba
Emily Conceição Souza
Alberto Oliveira Júnior

Resumo
O presente trabalho tem como objetivo relatar os resultados preliminares da implantação de um pasto ecológico em uma região de mata atlântica. Foram utilizadas sementes das gramíneas arenito (Brachiaria humidicola), braquiária (Brachiaria dictyoneura), mudas de arenito e marianinha (Commelina benghalensis) e sementes de estilosante (Stylosantes macrocephala). O plantio foi feito em covas, a lanço e com mudas em áreas roçadas e não roçadas. Não se fez uso do fogo. A adubação foi feita com biofertilizantes líquidos obtidos a partir de esterco de ovinos e bovinos. A gramínea que melhor se desenvolveu foi a arenito, independente do sistema de plantio, enquanto que a braquiária não se desenvolveu bem. A roçagem possivelmente não interferiu no grau de crescimento das mudas. O melhor desempenho foi observado em área de meia sombra. O pasto passou a ser usado após seis meses do plantio. Com isso é possível afirmar que não é necessário se utilizar fogo na implantação de um pasto.


Revista Brasileira de Agroecologia > Vol. 4, N° 2 (2009)
open journal systems



Compartilhando a Experiência no Desenvolvimento do Projeto: Implantação do Núcleo Agroecológico no Litoral Norte da Bahia
Josanidia Santana Lima
Bernadete Marcello
Rosangela Faria do Carmo
Eugenia Alves Mendes
Maria Lucia Cardoso Alves

Resumo
O projeto Implantação do Núcleo Agroecológico sediado na zona rural do Litoral Norte da Bahia, submetido ao edital 36/2007 do CNPq, teve início em janeiro 2008 e término previsto para julho 2009. Objetivo geral é formar recursos humanos em tecnologias agroecológicas. Especificamente busca-se implantar sistemas simplificados de produção agropecuária; estimular estudantes e profissionais para atuação na extensão rural; capacitar a comunidade local; produzir material didático para o trabalhador rural e buscar financiamentos para implantação dos sistemas produtivos nas propriedades dos agricultores envolvidos no projeto. Apesar do caráter inovador e das dificuldades, a implantação do Núcleo e o desenvolvimento do projeto tem cumprido as finalidades propostas. O interesse e participação dos alunos e a impossibilidade de se planejar a atuação do Núcleo a longo prazo são destaques. O presente trabalho objetiva compartilhar êxitos e dificuldades no desenvolvimento deste projeto.

Nenhum comentário: