5.3.10

Primeira Reunião do Projeto CAPES-COFECUB acontece em 05 de março 2010 em forma de video conferência

A primeira reunião do Projeto de Cooperação entre a UFBA e a Université Marc Bloch em Estrasburgo-França: "Interações bioculturais e desenvolvimento rural sustentável em região de Mata Atlântica: saberes e práticas naturais, mobilidades e dinâmicas territoriais" aconteceu hoje, 05 de março de 2010 às 9 horas na sala de video conferência no CPD da UFBA. Presentes do lado brasileiro, entre outros, o Prof. Antonio da Silva Camera, coordenador do Projeto, a Profa Lidia Cardel do NUCLEAR, Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia da UFBA, a Profa Maria Aparecida do Depto de Botânica, a Profa Josanidia Santana Lima, do Depto de Botânica do IBIO, uma das idealizadoras do projeto e vários estudantes. Do lado frances participaram as pesquisadoras Ming ANTHONY, Agnés CLERC-RENAUD e Laurence GRANCHAMP-FLORENTINO. A reunião foi muito produtiva. Entre outros objetivos, fará parte desta cooperação analisar os efeitos das atividades realizadas pelo Nucleo Agroecológico no seu projeto de implantação. Foi discutido um cronograma inicial das missões: em julho e dezembro de 2010 teremos dois grupos franceses aqui em Salvador. Em outubro haverá uma missão brasileira em Estrasbourg que participará de um colóquio. Fica prevista a saída da Profa Josanidia para o pós doutorado entre dezembro de 2010 a dezembro de 2011.

Projeto de Cooperação entre a UFBA e a Université Marc Bloch França foi aprovado pela CAPES-COFECUB e será desenvolvido no Núcleo Agroecológico

O projeto «Interações bioculturais e desenvolvimento rural sustentável em região de Mata Atlântica: saberes e práticas naturais, mobilidades e dinâmicas territoriais» foi aprovado pela CAPES-COFECUB (Brasil-França) e será desenvolvido ao longo de quatro anos (2010 a 2014) nas comunidades atendidas pelo Núcleo Agroecológico, em especial a comunidade de Nova Itapecirica, que foi a motivação para elaboração da proposta. As especificidades sociais e históricas desse grupo constituído de pessoas deslocadas e vindas como migrantes de estados vizinhos legitimam a escolha metodológica que consiste em uma abordagem de sua relação aos lugares e mais amplamente ao território. Esse tipo de situação oferece assim uma oportunidade de estudar tipos de adaptação, de recreação, até mesmo de reinvenções que um grupo rural se propõe quando se encontra em processo de deslocamento, permitindo assim abordar os saberes de forma dinâmica. O projeto visa avaliar as rupturas e as confrontações com as dinâmicas econômicas, as políticas públicas e suas consequências locais. Na interface entre ciências da natureza e ciências sociais, este projeto interdisciplinar pretende caracterizar os saberes e as técnicas naturais praticadas na gestão do meio e dos recursos naturais. Objetiva-se utilizar e popularizar o conhecimento científico para superar problemas das comunidades pesquisadas, assim como, valorizar, registrar e sistematizar o saber popular e colaborar para a formação de um pensamento crítico baseado em conceitos atualizados que favoreçam uma postura participativa nas comunidades, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. A pesquisa terá três eixos: 1) Documentação dos saberes e práticas naturais e sua valorização; 2) A organização social e o pertencimento territorial; e 3) Uma abordagem reflexiva da pesquisa-ação e as perspectivas de desenvolvimento sustentável;

Este projeto de pesquisa etnocientífica se coloca dentro de uma perspectiva pluridisciplinar e interdisciplinar. A etnociência é o domínio da antropologia que se interessa pelas relações das sociedades com seu ambiente natural. Isso implica pesquisadores engajados com a etnociência, etnologia, sociologia, biologia e ecologia. A interdisciplinaridade supõe que os pesquisadores de diferentes disciplinas se voltem a um objetivo comum de conhecimento, no caso desta pesquisa, à gestão de um território e de seus recursos naturais por um grupo rural, em vista a um desenvolvimento sustentável.

Equipe do projeto:

Instituição Principal
Na França: Université Marc Bloch
UMR 7043
Diretor : P. Hintermeyer.

No Brasil : Universidade Federal da Bahia, Pós-graduação em Ciências Sociais
NUCLEAR : Núcleo de Estudos Rurais e Ambientais
Instituto de Biologia - LAVIET Laboratório de Alternativas Viáveis a Impactos em Ecossistemas Terrestres

Responsáveis científicos da proposta
Na França : MÉCHIN, Colette, CR1 CNRS
MISHA, 5 allée du Général Rouvillois
CS 50008
67083 Strasbourg
+33 (0)3 88 41 63 29

Pesquisadores confirmados

Na França:
Pesquisadores principais e beneficiários das missões :
ANTHONY, Ming. CR1 em Etnociências, CNRS, MNHN
CLERC-RENAUD, Agnès, mestre de conferências em Etnologia, UMB, UMR 7043
GRANCHAMP-FLORENTINO, Laurence, mestre de conferências em Sociologia, UMB, UMR 7043

No Brasil :

CARDEL, Lídia M. P . S. Universidade Federal da Bahia, Pós-Graduação em Ciencias Sociais, Campus de São Lázaro
Salvador BA
+55 71 32354635 / 33672324/ 99615550

LIMA, Josanidia Santana: Universidade Federal da Bahia,
Instituto de Biologia – LAVIET, Campus de Ondina
CEP 40170-210
Salvador BA
+55 71 33325108 / 32836522 / 99749327

O Núcleo Agroecológico como um espaço para realização de atividades de projetos da COOPEVALES




A COOPEVALES, cooperativa que apóia também pequenos agricultores localizados na área de influência do Programa Berimbau, iniciativa da Fundação Banco do Brasil, associada ao Complexo Hoteleiro Costa do Sauipe, visita o Núcleo Agroecológico e propõe o Núcleo como espaço para realização de atividades didáticas e para implantação de uma horta modelo. Josivaldo (Guga) que participou do projeto do Núcleo como excelente aluno e funcionário e sua esposa Jucy, deverão se cadastrar no Programa de Produção de Hortaliças da COOPEVALES, recebendo recursos e apoio técnico para implantação da horta no espaço fisico do Núcleo Agroecológico. A iniciativa deverá resultar em aumento de renda para a família.

O Núcleo Agroecologia Compartilha suas Experiências no VI Congresso Brasileiro de Agroecologia em Novembro de 2009 em Curitiba.





O Núcleo Agroecológico esteve representado no VI Congresso Brasileiro de Agroecologia e II Congresso Latinoamericano de Agroecologia que aconteceram em Curitiba entre 9 e 12 de novembro de 2009. O trabalho desenvolvido no Núcleo foi compartilhado com a comunidade nacional e internacional presentes no Congresso com quase 4.000 participantes. Foi apresentado um pôster intitulado Implantação de Pasto Ecológico em Região de Mata Atlântica – Resultados Preliminares e foi feita uma apresentação oral intitulada Compartilhando a Experiência no Desenvolvimento do Projeto: Implantação do Núcleo Agroecológico no Litoral Norte da Bahia. O Congresso foi uma excelente oportunidade de trocar experiências e de perceber o quanto a Agroecologia tem se fortalecido em todo território nacional com o apoio especial do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) e da ABA (Associação Brasileira de Agroecologia). A Coordenadora Profa Josanidia Lima, a bolsista do Núcleo Eugenia Mendes e a estagiária estudante de Biologia Jossana Gamba participaram do Congresso. Abaixo resumo dos dois trabalhos publicados na Revista Brasileira de Agroecologia.

Revista Brasileira de Agroecologia > Vol. 4, N° 2 (2009)
open journal systems



Implantação de Pasto Ecológico em Região de Mata Atlântica – Resultados Preliminares
Josanidia Santana Lima
Jossana Silveira Gamba
Emily Conceição Souza
Alberto Oliveira Júnior

Resumo
O presente trabalho tem como objetivo relatar os resultados preliminares da implantação de um pasto ecológico em uma região de mata atlântica. Foram utilizadas sementes das gramíneas arenito (Brachiaria humidicola), braquiária (Brachiaria dictyoneura), mudas de arenito e marianinha (Commelina benghalensis) e sementes de estilosante (Stylosantes macrocephala). O plantio foi feito em covas, a lanço e com mudas em áreas roçadas e não roçadas. Não se fez uso do fogo. A adubação foi feita com biofertilizantes líquidos obtidos a partir de esterco de ovinos e bovinos. A gramínea que melhor se desenvolveu foi a arenito, independente do sistema de plantio, enquanto que a braquiária não se desenvolveu bem. A roçagem possivelmente não interferiu no grau de crescimento das mudas. O melhor desempenho foi observado em área de meia sombra. O pasto passou a ser usado após seis meses do plantio. Com isso é possível afirmar que não é necessário se utilizar fogo na implantação de um pasto.


Revista Brasileira de Agroecologia > Vol. 4, N° 2 (2009)
open journal systems



Compartilhando a Experiência no Desenvolvimento do Projeto: Implantação do Núcleo Agroecológico no Litoral Norte da Bahia
Josanidia Santana Lima
Bernadete Marcello
Rosangela Faria do Carmo
Eugenia Alves Mendes
Maria Lucia Cardoso Alves

Resumo
O projeto Implantação do Núcleo Agroecológico sediado na zona rural do Litoral Norte da Bahia, submetido ao edital 36/2007 do CNPq, teve início em janeiro 2008 e término previsto para julho 2009. Objetivo geral é formar recursos humanos em tecnologias agroecológicas. Especificamente busca-se implantar sistemas simplificados de produção agropecuária; estimular estudantes e profissionais para atuação na extensão rural; capacitar a comunidade local; produzir material didático para o trabalhador rural e buscar financiamentos para implantação dos sistemas produtivos nas propriedades dos agricultores envolvidos no projeto. Apesar do caráter inovador e das dificuldades, a implantação do Núcleo e o desenvolvimento do projeto tem cumprido as finalidades propostas. O interesse e participação dos alunos e a impossibilidade de se planejar a atuação do Núcleo a longo prazo são destaques. O presente trabalho objetiva compartilhar êxitos e dificuldades no desenvolvimento deste projeto.