28.6.09

Despedidas são sempre difíceis ainda que.....



O balanço técnico dos resultados, êxitos e dificuldades do projeto de implantação do Núcleo Agroecológico certamente vem ai de modo bem detalhado. Agora se trata apenas do relato da finalização das atividades desta etapa I do Núcleo.

Principalmente muita emoção! Mesmo porque esta despedida foi meio que de surpresa. O encerramento oficial deveria acontecer dia 28 de junho ou início de julho, mas como não houve a aula do dia 21 e com a possibilidade de adiantar a viagem de férias da técnica Rosangela, resolvemos adiantar o fechamento das atividades.

Todos juntos fizemos um balanço e ficamos muito felizes em saber que Rosilene (Rosa) já está ganhando dinheiro vendendo hortaliças. Foi na casa dela que na aula prática montamos o galinheiro. Na verdade todos os estudantes iniciaram alguma atividade em suas casas depois das aulas no Núcleo: hortaliça, suíno, ovino, galinhas e tem até gente cavando poço para criar peixe. Sem falar na meliponicultura que ganhou destaque no espaço de aulas do Núcleo. Nesta despedida fizemos uma rodada onde cada um falou o que aprendeu e sobre sua experiência pessoal. Frases como “amei muito participar dos cursos e aprendi muita coisa”; “espero que não pare por aqui e tenha mais cursos”; “o curso somou, trouxe coisa nova. Eu não tinha consciência sobre a terra e hoje eu tenho” foram repetidas.

Um momento muito emocionante de uma das estudantes mostrou a todos a realidade da área rural, em especial a questão de gênero. Esta estudante não participou dos cursos profissionalizantes no Centro de Treinamento Rural em Feira de Santana. E ela explicou o porquê. “...eu não fui para os cursos porque as formigas estavam cortando minha horta e meu marido disse que se eu fosse viajar ele não tomaria conta de minha horta. Por isso eu não pude viajar. Eu gostaria de ter ido mas não deu por isso”.

Houve troca de presentes e muita alegria misturada com certa melancolia. É muito importante para o Núcleo ter feedbacks como “Hoje eu entendo o que é Agroecologia. Ela é fundamental para o ser humano. Agroecologia é mais do que Agricultura Orgânica. Trata do ambiente, da terra, dos pássaros, das pessoas, tudo junto".

Alguns depoimentos marcaram sobremaneira “Hoje eu sou outra pessoa. Completamente outra. Houve vários momentos que eu estava muito mal e vocês sem saber me acalentaram. Vocês mudaram minha vida. Eu conheci um povo diferente. Eu não gostei da cidade de Salvador, mas aqui eu confortei meu coração, minha saudade. Eu trabalhei muito para que tudo estivesse organizado para vocês, para as aulas, para o transporte, alimentação, hospedagem dos professores, dos pesquisadores, estudante e visitantes. Para o bem estar dos animais eu também trabalhei. Fiz de tudo um pouco para que o Núcleo funcionasse. Claro que falhei também. Isso é humano. O Núcleo continua, não acaba aqui. A professora também continua. Vou levar para minha vida inteira tudo que aprendi aqui. Hoje eu sou uma mulher diferente. Esta grande figura aqui me ensinou a me dominar.” Esta fala foi da técnica Rosangela Faria. Paranaense, originada da área rural, com 32 anos de São Paulo e que veio para colaborar com o projeto. Seja Feliz Danda onde quer que você vá. Aceite nosso muito obrigado!

A professora coordenadora do projeto agradeceu a todos pela seriedade, assiduidade e interesse pela Agroecologia e explicou que existem possibilidades de continuação do Núcleo, embora com algumas dificuldades adicionais, a exemplo da perda da VAN com o acidente. Sem este veículo fica muito difícil, afirmou a professora. A possibilidade mais concreta de continuação é o projeto que está sendo avaliado pela SUAF (Superintendência da Agricultura Familiar) que visa a implantação de sistemas produtivos nas casas dos alunos do Núcleo, que agora estão credenciados e são portadores de diplomas. Em julho está planejada a visita do coordenador de uma instituição alemã, que também avaliará a possibilidade de se estabelecer parcerias.É bom lembrar que a região apresenta sérias dificuldades para a implantação de sistemas agropecuários: falta de estradas e de transporte, falta de água, falta de energia elétrica em algumas localidades, solos pobres, chuvas concentradas, etc. Existe interesse da comunidade local em produzir e demanda por produtos hortifrutigranjeiros, pois são muitos hotéis e pousadas para abastecer, mas falta infra estrutura e interesse público. Mão de obra preparada, se não tinha antes, agora tem !

De um modo geral o que se destaca nesta avaliação final conjunta é a aptidão e entusiasmo do grupo em trabalhar com a agroindústria. Depois dos treinamentos no Centro de Treinamento Rural da FAEB-SENAR em Feira de Santana ficou claro que a aptidão local, ou pelo menos desta turma de estudantes, é o processamento de produtos agrícolas. Algumas estudantes (as mais experientes) já estão se organizando para, via associação, colocarem em prática o que viram durante estes nove meses, em especial o processamento agroindustrial. Nesta iniciativa deveremos continuar tendo o apoio da técnica Rosangela, pois vem ai a mini fábrica de doces caseiros.

O Programa Despertar também foi finalizado hoje, dia 22 de junho. O Prof. Alder Oliveira Alves realizou uma oficina com Materiais Reutilizáveis e algumas dinâmicas com as crianças, encerrando assim as atividades desse Programa.

A professora, agradecendo enfaticamente o apoio da FAEB-SENAR (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) rememorou a motivação inicial que resultou no projeto do Núcleo Agroecológico e sua implantação e agradeceu muito especialmente a Bernadete Marcello, idealizadora e grande colaboradora para o sucesso do Núcleo.

Vamos aguardar o que o Universo nos trará. Nossa parte foi feita!

Vamos participar do VI Congresso Brasileiro de Agroecologia

O VI Congresso Brasileiro de Agroecologia e o II Congresso Latinoamericano de Agroecologia acontecerão no período de 9 a 12 de novembro de 2009, em Curitiba/Paraná - Brasil. Estes eventos, promovidos pela Associação Brasileira de Agroecologia-ABA e pela Sociedade Latinoamericana de Agroecologia-SOCLA, serão organizados e realizados pelo Governo do Estado do Paraná com apoio de diversas entidades da sociedade civil.
O objetivo de tal realização está focado na promoção dos princípios da Agroecologia a partir do intercâmbio dos saberes técnico, científico e popular dos atores e entidades participantes, com vistas a construir e consolidar uma ampla rede de articulação na América Latina em torno de questões fundamentais do desenvolvimento rural, notadamente aquelas que mais afligem a agricultura familiar. Com base nessa premissa e adotando-se uma perspectiva histórica, o tema central dos congressos será: " Agricultura Familiar e Camponesa: experiências passadas e presentes construindo um futuro sustentável".

O Núcleo Agroecológico participará do Congresso apresentando dois trabalhos: "Compartilhando a Experiência no Desenvolvimento do Projeto: Implantação do Núcleo Agroecológico no Litoral Norte da Bahia" e "Implantação de Pasto Ecológico em Região de Mata Atlântica – Resultados Preliminares". A agricultora Eugênia Alves Mendes foi a escolhida do grupo de estudantes do Núcleo para participar. Entre os critérios de escolha estavam a participação e assiduidade nas aulas e atividades no Núcleo. Eugênia tem paixão pelas melipônias.

Mais uma Estagiária de Senhor do Bonfim

A ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE SENHOR DO BONFIM – BA foi a principal parceira enviando um total de 5 estagiárias e o nosso atual técnico. A última estagiária foi Darline Oliveira Almeida que ficou um mês (maio-junho) vivenciando o Núcleo Agroecológico com suas inovações. O crescimento é profisisonal e pessoal. Estamos aguardando o relatório de Darline. Valeu Kamila ! boa sorte no seu mestrado.

27.6.09

Algumas coisas não deram muito certo

Quando será que vai ter peixe ? A parte prática do curso de piscicultura deixou a desejar, mas o legal mesmo é que alguns alunos, que no início do curso até se mostraram desinteressados, estão cavando o poço para colocar alguns alevinos.

Sem infra estrutura não tem Desenvolvimento Rural



Nossa luta pela melhora das estradas da região tem coisa de quatro anos. As solicitações foram as mais variadas: prefeitura de Itanagra, prefeitura de Mata de São João, empresários (COPENER – Bahia Sul Celulose), Superintendência da Agricultura Familiar do Estado da Bahia, DERBA, até mesmo em Brasília, durante uma reunião no MDA, pedimos ajuda. Estradas ruins dificultam ou impossibilitam o acesso ao nosso local de trabalho além de colocar as pessoas em risco e destruir os veículos. Três cursos deixaram de ser realizados (Suinocultura, Produção de Mandioca e Produção de Bananas) e um não teve a parte prática (Meliponicultura) em função da impossibilidade de acesso ao Núcleo. Lamentável !

Profissionalizando na área da Agroindústria



Profissionalizando na área da Agroindústria

Estudantes do Núcleo Agroecológico participaram de dois cursos no Centro de Treinamento Rural (CTR) em Feira de Santana–BA, vinculado ao Sistema FAEB-SENAR. Os dois cursos: Processamento de Frutas Cristalizadas e Desidratadas e Processamento de Geléias e Doces Pastosos. Por incrível que pareça somente mulheres se interessaram e participaram. Os cursos aconteceram entre 25 e 29 de maio e 17 e 19 de junho de 2009.

O CTR de Feira de Santana fomenta a criação, apoio e consolidação de agroindústrias de pequeno porte e tem como objetivo formar empreendedores de sucesso, através da agregação de valor econômico e social aos produtos originados no campo, melhoria dos níveis de vida da população rural. A formação profissional é dirigida para as ocupações potenciais de cada região.

Um grande susto para todos do Núcleo Agroecológico


O dia 22 de maio de 2009 foi de muita tensão para todos nós. O acidente com a VAN do Núcleo Agroecológico, que capotou na Linha Verde na altura do povoado de Arembepe, Litoral Norte da Bahia, 45 km de Salvador, deixou-nos muito tristes. Apesar de toda atenção e cuidado do Sr Roque (motorista da VAN), que conhecemos muito bem, houve o acidente que por felicidade não provocou nenhuma vítima, apesar do estrago do veículo. Nem o Sr Roque nem a Lúcia (estudante do Núcleo), sofreram qualquer ferimento. Por fatalidade eles viajavam para Salvador, para no Setor de Transportes da UFBA, fazerem a troca dos pneus da VAN.

Este veículo, imprescindível às atividades do Núcleo foi financiado pela FINEP/FAPESB com o projeto de criação da Rede Reviver. Respondendo ao Edital 01/97 da FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos e da FAPESB (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia) nasceu a Rede Reviver, atendendo ao Programa de Desenvolvimento das Engenharias - PRODENGE - Subprograma Redes Cooperativas de Pesquisa - RECOPE. A rede Reviver teve suas atividades concretamente iniciadas em janeiro de 2000. Neste ano a VAN foi adquirida e prestou inúmeros serviços aos projetos desenvolvidos no LAVIET (www.laviet.ufba.br).

A Rede Reviver surgiu com o propósito maior de encontrar alternativas para o reaproveitamento de resíduos sólidos orgânicos através da compostagem. Com atividades na produção, uso e monitoramento da qualidade do composto orgânico e seus efeitos; ações de sensibilização da comunidade, o vínculo com pequenos agricultores foi inevitável. A partir daí o envolvimento com a Agroecologia.

Para não sofrer descontinuidade nas atividades do Núcleo, a UFBA disponibilizou provisoriamente outro veículo. Esforços já estão sendo empreendidos na submissão de projetos que contemplem a compra de outro veículo.

O que de fato importa





Gessica tem dez anos mora na comunidade rural de Curralinho, participou das atividades da ACC (Atividade Curricular em Comunidade) disciplina Alfabetização Ecológica no semestre passado 2008.2 e freqüenta voluntariamente pela segunda vez a mesma disciplina. A carta escrita por Jéssica para Jossana, a monitora da disciplina e para mais dois estudantes, Claudia e Hugo,nos emocionou bastante....

De: Gessica
Para: Claudia e Jossana e Hugo

Josana quando eu se separei de você por alguns tempos eu estava muito tristes eu não quero se separar de vocês até quando estiver o curso com muito orgulho que eu escrevo essa carta. Claudia eu adorei muito querida amiga carionhosa e enteligente.
Verso
Como é grande o meu amor pelo núcleo agradeso a você por ter nus dar eu agradeso
Verso
Amizade é uma coisa que temos guarda vocês são meus amigos e pra sempre vou lembra
Verso
Quando eu quiser sair do curso eu aviso eu não perco nada e eu te agradeso
Verso
Coração de amigo e ter um amigo fiel você tem um coração de mel e feito da abelha que fez pra te alegra.
beijo


Esta ACC tem a participação de estudantes de graduação de diferentes cursos da UFBA. A Alfabetização Ecológica tem como objetivo a reflexão crítica das questões sócio-ambientais, visando à formação de cidadãos conscientes, que atuem responsavelmente na superação de desequilíbrios da realidade em que vivem, com vistas à sustentabilidade do planeta. A Alfabetização Ecológica deve promover uma ligação mais estreita entre a prática educacional e a realidade, de forma que as atividades girem em torno de problemas sócio-ambientais locais e globais.