11.5.09

Pensando nos Próximos Passos

A Universidade Federal da Bahia, através do CNPq, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e outras Instituições, implantaram o Núcleo de Formação em Agroecologia na Comunidade Rural de Nova Itapecirica, zona rural entre Itanagra e Mata de São João a 10 km do principal complexo hoteleiro do Litoral Norte da Bahia. O projeto teve início em janeiro de 2008.

Até o presente (maio de 2009), são 20 estudantes da área rural (jovens e adultos) participando diretamente de 288 horas de cursos de formação em Agroecologia e 144 horas de atividades práticas ao longo de 9 meses. Entre esses estudantes, 12 estarão participando de treinamento em Processamento de Frutas Cristalizadas e Desidratadas, Produção de Biscoitos e Sequilhos e Processamento de Compotas, Geléias e Doces Pastosos no Centro de Treinamento Rural da FAEB-SENAR em Feira de Santana entre 25 e 29 de maio. Além das atividades de formação em Agroecologia, outros cerca de 20 jovens de nível fundamental estão participando de 288 horas de atividades voltadas à educação ambiental em área rural. Somado a isto são mais de 20 estágios de nível superior, quatro de nível médio e um em nível de mestrado, viabilizados; desenvolvimento de projeto de pesquisa com valorização da Mata Atlântica; possibilidade de projeto de pesquisa na área antropológica em parceria com a Universidade de Strasbourg-França; cenários para aulas de cursos da UFBA.

O sucesso do projeto é reflexo do interesse e dedicação da comunidade rural, do envolvimento dos técnicos do projeto e de parcerias comprometidas. Além do apoio imprescindível da FAEB-SENAR (Federação de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) através dos programas FPR (Formação de Produtores Rurais) e o Programa Despertar, o Núcleo vem contando com assessoria da SUAF e com a recente possibilidade de receber apoio do Governo Alemão.

Com os objetivos de valorizar a agricultura familiar; formar recursos humanos qualificados; desenvolver pesquisas; ser um espaço para vivências agroecológicas; estimular e apoiar o retorno do urbano para o ambiente rural; viabilizar o contato com a natureza e estimular e viabilizar o voluntariado, o Núcleo Agroecológico, com sua vivência inicial, ratifica seu compromisso com a valorização da realidade rural e busca parcerias para iniciar este seu segundo momento.

Apesar das dificuldades amplamente conhecidas da realidade rural brasileira, em especial das regiões Norte e Nordeste, recursos humanos estão sendo formados pelo Núcleo Agroecológico. É etapa subseqüente e natural o seu aproveitamento e inserção na cadeia produtiva. Resta-nos agora fornecer as condições necessárias para aproveitamento deste potencial.

Por isto é que estamos iniciando negociações com o Estado, através da SUAF – Superintendência da Agricultura Familiar – e outras parcerias, para implantarmos sistemas produtivos, dentro da visão da Agroecologia, nas propriedades dos estudantes do Núcleo. Estes sistemas devem permitir a geração de trabalho e renda, favorecendo o desenvolvimento da área rural e da conseqüente desejada fixação de gente no campo.

Limitações como condições intransitáveis de estradas, falta de energia elétrica, dificuldade de acesso a água, falta de transporte, falta de assistência técnica e de verba para infra-estrutura, não devem anular uma etapa que está sendo exitosamente concluída.


Núcleo Agroecológico, 12.05.09

Profa Dra Josanidia Santana Lima

9.5.09

O Núcleo se Consolidando




Três ovelhinhas enxertadas....é o Núcleo se consolidando. A produção de ovos caipira é o próximo desafio, sem falar na produção de hortaliças. É que a chuva está atrapalhando um pouco. É muita água neste Nordeste: ou falta este elemento imprescível, ou ocorre em tremenda abundância.

Reunião na SUAF - Superintendência da Agricultura Familiar com Alunos do Núcleo

Dia 09.05.09, estudantes do Núcleo Agroecológico, o estudante de administração da UFBA Felipe Tavares, aluno da ACC Alfabetização Ecológica, a Técnica Rosangela Faria e a Profa Josanidia estiveram reunidos com técnicos da SUAF e o Diretor Sr Geandro, para discutir as vias de acesso a verba para implantação dos sistemas produtivos nas propriedades dos agricultores ou futuros agricultores. A reunião foi muito profícua e estamos iniciando a elaboração da proposta que será discutida no final da próxima semana com técnicos da SUAF.


Reunião na FAEB-SENAR em 04.05.09 para atualização do Cronograma

Dia 04.05.09 estivemos em reunião com Jaqueline Érrico da FAEB-SENAR para atualizar o cronograma de atividades no Núcleo Agroecológico. Decidiu-se pelo encerramento das atividades do Programa Despertar para dias 23 e 24 de maio, uma vez que os estudantes estão tendo aulas regulares aos sábados, provocando baixa participação nas aulas do Despertar. Houve atualização das atividades de Formação dos alunos regulares do Núcleo Agroecológico.

CRONOGRAMA DE AULAS NO NÚCLEO AGROECOLÓGICO-UFBA/– FAEB-SENAR

DATA

ATIVIDADE

29 NOV 2008

30.Nov

Lançamento oficial da parceria FAEB-SENAR – Aula à tarde sobre horticultura

Atividade alunos poluição ambiental

Atividades da ACC

Visita a FENAGRO

06 e 07 DEZ 2008

Adultos - Horticultura orgânica I - Prof. Carlos

Jovens - Programa Despertar – Vida e Meio Ambiente Maria José Sales

20 e 21 DEZ 2008

Adultos – Avicultura I

Jovens - Programa Despertar- Clima Rodolfo Chagas Viana

20 Dezembro a 27 de janeiro FÉRIAS !

VISITAÇÃO A PROJETOS AGROECOLÓGICOS

31 de JAN e 01 de FEV 2009

Adultos Horticultura orgânica II - Sementes

Jovens - Programa Despertar – Biodiversidade Alder Oliveira

14 e 15 FEV

Adultos - Avicultura II

Jovens - Programa Despertar – Biodiversidade Alder Oliveira

28 FEV e 01 de MAR

Adultos - Piscicultura I

Jovens - Programa Despertar – Solo- Carlos Mello

14 e 15 de MAR

Adultos - Ovinocultura I – Solo- Carlos Mello

Jovens - Programa Despertar - Biodiversidade

28 e 29 MAR

Adultos - Piscicultura II

Jovens - Programa Despertar – Água I

04 e 05 ABRIL

Adultos - Ovinocultura II

Jovens - Programa Despertar – Resíduos Sólidos I

25 e 26 de ABRIL

Adultos - Mandioca - CANCELADO

Jovens - Programa Despertar – Água II- Suspenso por falta de alunos – dia letivo nas escolas

09 e 10 MAIO

16 e 17 de maio

Adultos - Meliponicultura

Jovens - Programa Despertar - Resíduos Sólidos II- Suspenso

Adultos – Cultivo da mandioca

23 e 24 MAIO

30 e 31 de Maio

Adultos - Suinocultura

Jovens - Fechamento Meio Ambiente

Adultos – Piscicultura

06 e 07 de JUNHO

Adultos Cultivo do abacaxi

Jovens - Suspenso

20 e 21 de JUNHO

24 de junho

Adultos - Cultivo de banana

Jovens - Suspenso

ENCERRAMENTO

O Governo Alemão e a UNESCO discutindo a Educação para o Desenvolvimento Sustentável

A Profa Josanidia S Lima, coordenadora do Núcleo Agroecológico participou de conferências sobre Educação para o Desenvolivmento Sustentável que aconteceram na Alemanha entre 23 de março e 4 de abril de 2009, respondendo a convite do Governo Alemão através do WUS - World University Service. O ponto alto foi a sua participação na conferência mundial organizada pela UNESCO que contou com a participação de mais de 160 países. Para mais informações visite http://www.esd-world-conference-2009.org/

O Núcleo acertando cada vez mais com seu corpo técnico






O
Agrônomo Gean da Silva Carvalho deu sua contribuição e foi muito bem aceito pelos estudantes do Núcleo. Agora é a vez de Marcos Ribeiro Moura Júnior, Zootecnista formado pela Escola Agrotécnica de Senhor do Bonfim, mostrar sua dedicação.

As Aulas no Núcleo Agroecológico têm um Conteúdo bem Prático






O Prof. Vanderley e o Prof. Marcy foram os responsáveis pelos cursos de Ovinocultura e Piscicultura respectivamente. Alguns alunos do Núcleo já iniciaram suas criações em suas casas. Lúcia já está com algumas ovelhas, Eugênia já cria alguns peixes além das abelhas, Eliana está cavando o tanque e assim vamos colocando em prática o que estamos aprendendo no Núcleo.

Na Agroecologia Sementes são muito Importantes




Variedade, conservação de sementes, patrimonio genético, segurança e soberania alimentar, organização e importância de bancos de sementes, sementes crioulas, estratégia de estocagem, etc, foram temas discutidos durante a aula sobre sementes.

Montando Comunitariamente o Galinheiro na Casa de Rosa





Uma das aulas práticas do Prof. Carlos Mello foi feita na casa de Rosa, aluna do Núcleo. Dia 15 de fevereiro de 2009 a turma de estudantes do Núcleo montou o galinheiro na casa dela. Tudo finalizou com um belo churrasco e muita comemoração.

A Aula sobre Anatomia Aviária foi Dez !




O Prof. Carlos Mello deu um show de aula sobre anatomia aviária, preparo de ração alternativa e controle de doenças em galinhas.

Abelhinha é uma colaboradora do Núcleo





O Núcleo Agroecológico tem em seus estudantes uma grande motivação. Além de serem dedicados, interessados e assíduos, alguns deles participam ativamente das atividades de manutenção do Núcleo. Eugenia Alves Mendes, carinhosamente chamada "Abelhinha" é um exemplo de dedicação e amor à Agroecologia. Ela é especialista em meliponias. Defensora ardorosa destes insetos, Eugenia incansavelmente divulga a importância das melipônias "as abelhas sociais sem ferrão" na sobrevivência do que nos resta da Mata Atlântica.