14.2.09

O Instituto de Biologia da UFBA Desenvolve Pesquisa no Núcleo



A Profa Lenise Guedes e a estudante de Biologia Ana Raquel realizam o Estudo Florístico e Fitossociológico dos fragmentos de Mata Atlântica no Núcleo Agroecológico para fins de Educação Ambiental. Os estudantes do Núcleo agradeceram a aula que a Prof. Lenise deu sobre a importância da Mata Atlântica e sobre a importância sócio-econômica-ambiental e científica de um herbário.

13.2.09

Aula Prática sobre Horticultura nas Casas dos Alunos

Eliana, Elke e Rosangela montaram esta horta no capricho.

A horta que Rosa montou e as orientações do Prof. Carlos

Visitando a horta na casa de Rita

Rita, Eliana e Rosa foram contempladas com a visita da turma e do Prof. Carlos Melo no domingo 01.02.09. Durante as visitas esclarecimentos, comentários e orientações sobre as hortas implantadas foram feitos pelo professor e por toda turma. Ficou combinado que a próxima prática sobre galinheiro será feita na casa de Rosa, onde estaremos concluindo o galinheiro que ela começou a montar.

Retorno às Aulas

Tai uma foto da turma alegre depois do almoço maravilhoso
Almoço na casa de Rita
Aula depois da pausa do Natal
Confraternizando o retorno às aulas e os aniversariantes

Dia 31 de janeiro 2009 voltamos às aulas depois de uma merecida pausa. Retornamos com muito gás e Eliana, mais uma vez, brilhou com a confraternização e comemoração dos aniversariantes. Rita brindou o retorno às aulas com um belo almoço na sua casa. A proposta maior para este semestre é elaborar o projeto de implantação dos módulos nas casas dos estudantes do Núcleo.

12.2.09

O Pasto formado e o Núcleo Começa a Colher Frutos

Os animais agradecem o elevado teor de proteína da estilosante

Muito trabalho, pesquisa e dedicação, valeu ! o pasto está ai.

Alegria com a altura da Marianinha

Biogel na adubação do pasto
Zé no plantio de mudas
Guga e Celso continuando a montagem da cerca

Léo do Mev e sua indispensável colaboração em todos aspectos do projeto do pasto

Final de janeiro de 2009 as 11 ovelhas e Paco (o bezerro de seis meses) começam a desfrutar do pasto recém formado. Foi muito trabalho no inverno do ano passado, muita revisão bibliográfica, discussões com os estudantes do curso de extensão Fundamentos de Agroecologia oferecido pelo IBIO e Pró-Reitoria de Extensão da UFBA, muita orientação de professores da Escola de Veterinária sobre a implantação ecológica do pasto do Núcleo e sobretudo muita dedicação da equipe técnica. Não houve queimada de solo, testamos plantio com sementes de gramínea e de estilosante e plantio com mudas. A adubação foi feita usando-se biogel produzido com esterco de galinha e ovelhas. Deu certo. O pasto está prosperando apesar de solos arenosos, baixa fertilidade e ácidos. Passados seis meses do plantio, os animais já estão pastando.

Confraternizando o Natal

Muita comedoria e diversão

A singela Rosa com toda sua ternura

E não faltou a tradicional troca de presentes

Eliana e sua mensagem de Feliz Natal e um Ano Novo Repleto de tudo de bom

Eliana com sua frase inesquecível sobre a importância da Agroecologia: "Eu sempre tive consciência mas depois do Núcleo eu passei a ter também sensibilidade" e muita alegria é a responsável pela motivação e socialização do grupo. Organizou toda festinha do amigo secreto. Feliz Natal e um 2009 cheio de paz, sucesso, muita solidariedade e aprendizado.

A vaca não sobreviveu mas ensinou muito

Paco com seis meses em Fevereiro de 2009.
Para compensar a falta da mãe, ganhando leite e muita atenção

Controle alternativo de verminose à base de leite, babosa, mastruz, hortelã e muito carinho

Paco ficou sozinho com menos de dois meses de vida.

Apesar de todo cuidado a vaca não resistiu, deixando muito aprendizado.

Foi muita dedicação, mas a vaca que já chegou abatida na Núcleo, não consegui sobreviver e deixou Paco, que apesar de órfão sobreviveu super bem. O Núcleo viabilizou uma situação muito interessante de aprendizado para toda equipe.

11.2.09

Nasceu Pedrinho dia 17.12.08




Primeira cria do Núcleo, fora os pitinhos....Pedro nasceu dia 17 de dezembro de 2008 e contou com o apoio e carinho da Dani e Franci.

Porque escolhi a Escola Agrotécnica - depoimentos

Motivos de ter escolhido a Escola Agrotécnica
e o que pretendo fazer depois da escola
Danúzia Figueiredo

Tudo começou a partir de um sonho que todos nós temos:
Ter um futuro melhor.
Ao saber a qualidade do ensino e as oportunidades que a mesma oferece para seus alunos, despertou-me a vontade de realizar os meus sonhos. Estudando em uma escola com um bom ensino já seria um ótimo início.
Tive muitos incentivos de professores, familiares e amigos para fazer a prova. Foi a partir daí que surgiram os motivos pelo qual escolhi a Agrotécnica:
Realizar um sonho e incentivos.
A Escola também oferece dentro do curso de Agropecuária uma disciplina que me identifico muito, Agricultura. Então, foi mais um motivo que tinha para tentar me ingressar na Agrotécnica. E é lá que estou descobrindo o meu caminho e recebendo incentivos em busca de novos sonhos, tais como prestar vestibular e trabalhar ao concluir o 2° grau. Ser universitária e independente será uma das minhas maiores conquista.
Portanto, ao concluir pretendo continuar a estudar, buscar oportunidades de conhecer pessoas, lugares e conhecimentos novos, tipo a que estou vivendo neste momento (o estágio no Núcleo Agroecológico da UFBA) e participar de concursos buscando assim, um emprego e minha independência. Isso será os próximos degraus que tentarei subir.
Danúzia pretende fazer vestibular para matemática.

Porque Escolhi Estudar na Escola Agrotécnica
Deiseane Lima
No ano de 2005 eu ainda não conhecia e nem sabia da existência da Escola Agrotécnica Federal de Senhor do Bonfim (EAFSB) foi quando um amigo ingressou na escola em 2006 e comentou comigo sobre a mesma. Confesso que no começo não me interessei muito, fiquei até animada, mais achava que não conseguiria passar na seleção, pois o ensino da escola que eu estudava não era de boa qualidade. Foi quando se abriram as vagas para inscrição, aí, então confiei em mim mesma e com o incentivo de meu pai e professores eu parei para pensar e quis aproveitar essa oportunidade, já que a escola teria uma qualidade de ensino boa e eu poderia ajudar meus pais, pois o ensino técnico tem combinação com a vida rural da minha família no campo.
O ensino que a escola oferece ajuda muito a vida no campo, desde a lavoura até a pecuária e praticando os meus conhecimentos seria muito proveitosa minha aprendizagem.
Estudar em uma escola Agrotécnica não é fácil, pois ela exige muito do aluno, mas em compensação é uma forma de crescer e se dar bem na vida seguido a carreira técnica já que recebemos certificado da área e o ensino é valorizado e reconhecido como um dos melhores.
Quando concluir o ensino médio eu pretendo cursar direito, sendo que hoje ainda tenho dúvida se é isso mesmo que quero, mais tenho todo apoio da família já que é uma coisa que gosto muito e ao mesmo tempo não sei nada e que pretendo logo saber de tudo que se envolve na área.
Sei que o curso que hoje faço não tem nada a ver com o que quero no futuro, mas o que hoje sei como estudante tento ao máximo por em prática ajudando a família no campo para que façam o trabalho de maneira mais certa possível.

Quatro Estudantes da Escola Agrotécnica de Sr do Bonfim fazem Estágio no Núcleo

Avaliando o efeito da ingestão de larvas no incremento da postura

Controle alternativo de ácaros com uso de calda de fumo

Luara e Deiseane na irrigação da acerola

Franciele, Danúzia e a Profa Josanidia no Instituto de Biologia da UFBA

Franciele Oliveira Santana e Danúzia Nascimento Figueiredo vivenciaram o Núcleo Agroecológico entre 08 de dezembro de 2008 e 08 de janeiro 2009.
Luara Macedo dos Santos Miranda e Deiseane Bispo de Araújo Lima estiveram no Núcleo entre 07 e 27 de Janeiro 2009.